Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
ínsitoínsito | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ín·si·to ín·si·to
(latim insitus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Inserido.

2. Implantado.

3. Que é inerente ou está presente desde o nascimento. = CONGÉNITO, INATO

4. Intimamente impresso no ânimo.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Escreve-se irei referir ou referirei ? Qual das formas é a mais correcta?
As duas expressões são correctas e equivalentes. A primeira (irei referir) corresponde a uma forma perifrástica, formada pelo futuro do verbo ir, aqui utilizado como auxiliar, seguido do verbo principal referir no infinitivo; paralelamente, é ainda usado no mesmo contexto a perifrástica com o verbo auxiliar ir no presente do indicativo, seguido de infinitivo (ex.: vou referir). A segunda expressão corresponde à forma do futuro simples do indicativo (referirei). A escolha entre estas duas maneiras de exprimir o tempo futuro depende do falante, mas o uso da perifrástica é usualmente preferido no discurso oral, enquanto o uso do futuro simples ocorre essencialmente no discurso escrito.



O termo pisoteio é geralmente utilizado em textos relacionados com a apascentação de gado, mas também em textos que estão relacionados com o efeito de caminhar repetidamente sobre uma determinada área. Não encontro esta palavra em qualquer dicionário e gostaria de saber a vossa opinião sobre a existência desta palavra na Língua Portuguesa.
Apesar de não se encontrar registado no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, o substantivo pisoteio pode ser encontrado noutros dicionários de português, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, com os significados (i) “acto ou efeito de pisotear ou pisar” e (ii) “local pisoteado pelos animais”. Contrariamente ao que indica este dicionário, os termos pisoteio e pisotear (ex.: o pisoteio constante das dunas pode levar à sua destruição; os grupos de caminhantes pisoteavam regularmente os caminhos, hoje cobertos de mato) não são exclusivos do português do Brasil, como revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet.
pub

Palavra do dia

pau·pé·ri·e pau·pé·ri·e
(latim pauperies, -ei)
substantivo feminino

Grande pobreza. = MISÉRIA, PAUPERISMO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/%C3%ADnsito [consultado em 17-10-2018]