PT
BR
Pesquisar
Definições



Gás

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gásgás


nome masculino

1. Estado da matéria no qual esta ocupa todo o espaço do seu contentor independentemente da sua quantidade.

2. [Por extensão] [Por extensão] Petróleo de iluminação.

3. [Popular] [Popular] Líquido combustível, geralmente petróleo, gasolina ou gasóleo.

4. Animação, calor.

gases


nome masculino plural

5. Ventosidades expelidas pelo ânus. = FLATOS

6. Borborismos.

7. Arrotos.


a meio gás

Sem muita velocidade ou energia; sem mostrar todas as possibilidades ou toda a potencialidade.

a todo o gás

A toda a velocidade.

dar um gás

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Acelerar, apressar.

gás carbónico

[Química] [Química]  Composto químico (CO2), essencial à vida na Terra e um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese. = ANIDRIDO CARBÓNICO, DIÓXIDO DE CARBONO

gás de mostarda

[Química] [Química]  Líquido tóxico, em especial para os olhos, pele e sistema respiratório. = IPERITE

gás de petróleo liquefeito

[Química] [Química]  Mistura constituída principalmente por propano e butano, usada como combustível de uso doméstico.

gás liquefeito de petróleo

[Química] [Química]  O mesmo que gás de petróleo liquefeito.

vistoPlural: gases.
etimologiaOrigem etimológica:francês gaz.
iconPlural: gases.
Confrontar: gaz, gaze.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Gás" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.