Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Doge

dogedoge | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

do·ge |ó|do·ge |ó|


(italiano doge, do latim dux, ducis, condutor, guia, chefe, general, pastor, soberano)
nome masculino

[História]   [História]  Chefe das antigas repúblicas de Veneza e Génova.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Doge" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Laissons la vieille horloge, Au palais du vieux doge , Lui compter de ses nuits Les longs ennuis..

Em Estação Cronográfica

Harga doge ke rupiah hari ini Dogecoin Bisa Buat Bayar Pergi Ke Bulan Ini Saran Pelaku...

Em Futebol Total

...realizado na capela de São Miguel do Paço da Alcáçova, tendo como padrinho o Doge de Veneza , Leonardo Loredan, representado por Pero Pasquaglio ..

Em Geopedrados

...homem que conseguiu fugir das masmorras do Palácio Ducal de Veneza (ou Palácio do Doge ), com uma fuga rocambolesca pelos telhados do palácio, depois de estar prisioneiro durante...

Em Geopedrados

...realizado na capela de São Miguel do Paço da Alcáçova, tendo como padrinho o Doge de Veneza , Leonardo Loredan, representado por Pero Pasquaglio ..

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Lemur ou lémur? O animal de Madagáscar.
O animal de Madagáscar que refere está registado nos dicionários de língua portuguesa como lémure (lêmure, no português do Brasil).

Das formas mencionadas na pergunta, apenas a segunda, lémur (lêmur, no português do Brasil), se encontra registada em alguns dicionários, como, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva. A grafia com -e final é a mais consensual por estar mais próxima do étimo latino lemures, lemurum, que significa “almas dos mortos”, “espectros”.

pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Doge [consultado em 24-09-2021]