Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Auge

augeauge | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

au·ge au·ge


(árabe auj)
nome masculino

1. [Astronomia]   [Astronomia]  Ponto da órbita em que um planeta se acha mais afastado da Terra, por oposição a perigeu.

2. Ponto mais elevado ou mais intenso que uma coisa pode atingir. = CLÍMAX, CULMINÂNCIA, CÚMULO

3. O maior grau de algo. = CLÍMAX, CULMINÂNCIA, CÚMULO


SinónimoSinônimo Geral: APOGEU

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Auge" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...zu sein dass ein Heilmittel wie Kurzjacke Zum Kleid wirkt empfiehlt es sich ein Auge auf Beiträge aus Foren und Testberichte von Anwendern zu werfenEs gibt unglücklicherweise

Em poeirasglass

Assim foi o fim da dupla, que estava no auge da carreira..

Em Geopedrados

O auge disso é indiscutivelmente sua família 747 de dois andares, e agora está ansiosa por...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Em 1949, as viagens aéreas ao redor do mundo não eram mais o domínio dos muito ricos ou famosos, nem eram consideradas perigosas pelo público em geral como nas décadas de 1920 e 1930. As companhias aéreas de todo o mundo estão se expandindo e adicionando novas rotas, tanto domésticas quanto internacionais. Na verdade, …

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...Hornet F1 Velocidade máxima: 413 nós / 475 mph / 764 km/h Representando o auge da tecnologia de pistão, o Hornet F1 tinha excelentes características de

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Como se fala: segue em anexo, segue o anexo ou segue anexo?
Todas as construções que refere estão correctas, apesar de apresentarem estruturas bastante diferentes.

Na primeira (segue em anexo), estamos perante a utilização do verbo seguir com um complemento adverbial (em anexo) que indica modo (ex.: o ficheiro segue em anexo [= anexamente]).

Na segunda frase (segue o anexo), o sintagma nominal o anexo tem função de sujeito da frase, pelo que tem de haver concordância em número e pessoa com o verbo (ex.: segue o anexo; seguem os anexos).

Na terceira frase (segue anexo), anexo é um adjectivo que funciona como predicativo do sujeito, pelo que deverá concordar em género e em número com o mesmo (ex: segue anexo o documento; segue anexa a documentação).

pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Auge [consultado em 24-09-2021]