PT
BR
Pesquisar
Definições



piteira

A forma piteiraé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
piteira1piteira1
( pi·tei·ra

pi·tei·ra

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta amarilidácea, de folhas rígidas e carnosas e inflorescências sobre uma haste longa.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta amarilidácea, de folhas rígidas e carnosas e inflorescências sobre uma haste longa.Imagem = AGAVE, PAU-PITA

2. [Pesca] [Pesca] Aparelho de pesca com um lastro de formato fusiforme, um orifício na extremidade que se prende à linha e uma coroa de anzóis na outra extremidade (ex.: piteira de chumbo; a piteira é usada na pesca de chocos e polvos). = TONEIRA

3. [Informal] [Informal] Aguardente de figos.

4. [Informal] [Informal] Bebedeira.

5. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Calote (dívida).

etimologiaOrigem etimológica:pita + -eira.
piteira2piteira2
( pi·tei·ra

pi·tei·ra

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Tubo oco por onde se fuma cigarro ou charuto. = BOQUILHA, FUMADEIRA

2. [Brasil] [Brasil] Parte do cachimbo que inclui o cabo e a boquilha.

etimologiaOrigem etimológica:pitar + -eira.

Auxiliares de tradução

Traduzir "piteira" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).