PT
BR
Pesquisar
Definições



ábdita

A forma ábditaé [feminino singular de ábditoábdito].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ábditoábdito
( áb·di·to

áb·di·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que está fora da vista ou do alcance. = ESCONDIDO, OCULTO, RECESSO

2. Que está longe. = AFASTADO, DISTANTE, LONGÍNQUO, REMOTO

etimologiaOrigem etimológica:latim abditus, -a, -um, particípio passado de abdo, -ere, afastar, remover, retirar-se, esconder, manter secreto.
Confrontar: ádito, hábito.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).