Significado de zimbra-se-lho

    A forma zimbra-se-lhopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de zimbrarzimbrar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de zimbrarzimbrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    zimbrarzimbrar
    ( zim·brar

    zim·brar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Açoitar, zurzir, fustigar.

    2. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Pôr bordões retesados sobre a pele (do tambor) para lhe alterar o som.

    verbo intransitivo

    3. Balançar (o navio) de popa a proa. = ARFAR

    etimologiaOrigem:etimologia obscura.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    gálbulo | n. m.

    Estrutura reprodutora arredondada de plantas cupressáceas como o cipreste e o zimbro....


    genebra | n. f.

    Licor espirituoso feito de aguardente e bagas de zimbro....


    gálbula | n. f.

    Estrutura reprodutora arredondada de plantas cupressáceas como o cipreste e o zimbro....


    mera | n. f.

    Suco oleoso do zimbro....


    zimbrada | n. f.

    Ato de zimbrar ou açoitar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "zimbra-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Encontrei no seu site a conjugação do verbo explodir, onde consta a primeira pessoa do singular do indicativo presente. Acontece que tenho conhecimento de que se trata de um verbo defectivo, não conjugado nessa pessoa, modo e tempo. Fiquei com dúvidas.