PT
BR
Pesquisar
Definições



vénus

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vénusvênus
( vé·nus

vê·nus

)


nome masculino

1. Segundo planeta do sistema solar, cuja órbita se situa entre Mercúrio e a Terra. [É o astro mais brilhante do céu depois do Sol e da Lua, visível quer ao amanhecer quer ao anoitecer.] (Com inicial maiúscula). = ESTRELA DA MANHÃ, ESTRELA DA TARDE


nome feminino de dois números

2. Mulher de grande beleza.

3. Representação artística da deusa Vénus.

4. [Zoologia] [Zoologia] Género de moluscos lamelibrânquios.

5. [Antigo] [Antigo] [Química] [Química] O mesmo que cobre.

etimologiaOrigem etimológica:latim Venus, -eris, mitónimo [deusa grega da Beleza e do Amor].
grafiaGrafia no Brasil:vênus.
grafiaGrafia no Brasil:vênus.
grafiaGrafia em Portugal:vénus.
grafiaGrafia em Portugal:vénus.

Auxiliares de tradução

Traduzir "vénus" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).