Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vinculação

vinculaçãovinculação | n. f.
derivação fem. sing. de vincularvincular
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vin·cu·la·ção vin·cu·la·ção


(vincular + -ção)
nome feminino

Acto ou efeito de vincular ou de se vincular.


vin·cu·lar vin·cu·lar 1

- ConjugarConjugar

(latim vinculo, -are)
verbo transitivo

1. Ligar, prender com vínculos.

2. [Figurado]   [Figurado]  Ligar moralmente.

3. Impor obrigação a.

4. Sujeitar.

5. Converter em morgadio.

verbo pronominal

6. Prender-se; ligar-se.

7. Imortalizar-se; perpetuar-se.

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

8. Relativo a vínculo.


vin·cu·lar vin·cu·lar 2


(vínculo + -ar)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Relativo a vínculo.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...deverá ocorrer até 30 de junho de 2022 e ficará condicionada à autorização de vinculação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagamento das prestações acordadas nos termos...

Em Caderno B

A identidade do bispo é compreendida na sua vinculação a Jesus Cristo e na sucessão apostólica..

Em Blog da Sagrada Família

com o denominado princípio da vinculação temática, os poderes de cognição do tribunal estejam delimitados pelo conteúdo da acusação –...

Em Patologia Social

E não podia ser diferente, afinal o jogador não tem qualquer vinculação com qualquer esquema criminoso que se possa aventar..

Em Caderno B

ela facilitada pela respectiva vinculação partidária..

Em A Quinta Lusitana
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vincula%C3%A7%C3%A3o [consultado em 28-10-2021]