Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vincristina

vincristinavincristina | n.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vincristina vincristina


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Schuldiner recebeu um remédio experimental chamado Vincristina para ajudar na sua terapia, no entanto, houve rejeição pelo organismo..

Em Geopedrados

...Não provêm de alcachofras, mas a enzima asparaginase, obtida de uma bactéria, e a vincristina obtida de uma planta, são medicamentos ainda hoje usados..

Em De Rerum Natura

- Vincristina ..

Em auto-hemoterapia.blogs.sapo.pt

- Vincristina ..

Em auto-hemoterapia.blogs.sapo.mz

- Vincristina ..

Em auto-hemoterapia.blogs.sapo.tl
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo "saraivar" é um verbo abundante, depoente ou impessoal?
A tradição gramatical (cf. Celso CUNHA e Lindley CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 14.ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, pp. 442-443) considera saraivar um verbo impessoal, isto é, com flexão apenas na 3.ª pessoa do singular e usado em frases desprovidas de sujeito (ex.: Saraivou durante a manhã). No entanto, é de referir que nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. De facto, obras como o Dicionário de Verbos Portugueses (Porto: Porto Editora, s.d.) ou o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (versão 1.0, Instituto Antônio Houaiss, Dezembro de 2001), por exemplo, apresentam a conjugação completa deste verbo. Por seu lado, o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Lisboa: Texto Editores, 2007) classifica saraivar como verbo impessoal apenas na acepção de “cair saraiva”, apresentando a sua conjugação completa no paradigma de nevar, com as formas impessoais destacadas, observando que estes verbos podem ser conjugados hipoteticamente em todas as pessoas (ex.: As pedras saraivavam do topo da montanha).



Qual é a forma correta? Estou meiO confusa ou Estou meiA confusa?
Na frase estou meio confusa, a palavra meio significa “um pouco” e funciona como advérbio, modificando o adjectivo confusa.

Os advérbios são, por definição, palavras invariáveis, isto é, não flexionam em género (Ela é pouco confusa; Ele é extremamente confuso) nem em número (Elas são pouco confusas; Eles são extremamente confusos), e modificam adjectivos, outros advérbios, frases, orações e verbos. Por essa razão, das frases que refere, a única frase correcta é estou meio confusa.

pub

Palavra do dia

a·cap·no a·cap·no


(latim acapnus, -a, -um, do grego ákapnos, -os, -on)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou o melhor mel que se extrai da colmeia sem expulsar as abelhas por meio de fumo.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vincristina [consultado em 01-12-2022]