Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

hecatombe

hecatombehecatombe | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

he·ca·tom·be he·ca·tom·be


(grego hekatómbe, -es, sacrifício de cem bois)
nome feminino

1. Sacrifício de cem reses.

2. [Figurado]   [Figurado]  Grande número de mortes violentas. = CARNIFICINA, MASSACRE, MORTANDADE, MORTICÍNIO

3. [Figurado]   [Figurado]  Grande desgraça ou desastre. = CALAMIDADE, CATÁSTROFE


SinónimoSinônimo Geral: HECATOMBA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "hecatombe" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Otra vez se ha hecho dramáticamente actual el riesgo de una hecatombe nuclear como producto de una guerra de exterminio mutuo entre Estados Unidos y Rusia...

Em fiatenavirgem

...de uma criança num mundo em implosão ou no conceito tecnológico que levou à hecatombe da humanidade..

Em Cinema Notebook

...geral do PSD de Rio pode ser mais facilmente entendido se olharmos para a hecatombe da coligação PSD-CDS-PPM (imagine-se só!!

Em www.ultraperiferias.pt

...que se afastarão do centro de emprego, porque não precisarão de subsídio quando a hecatombe da crise económica e social desabar em cima das nossas cabeças (sendo que alguns...

Em Zorbas o Gato

Agora, se o Lyon terá problemas com desfalques, o ASSE tem uma hecatombe para resolver..

Em www.brasilyonnais.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Em pequenos dicionários de Latim - Português, não encontrei a palavra instruere. Podereis dizer-me qual o seu significado em português, como se pronuncia em latim e por que razão não se encontra naqueles dicionários?
Os verbos latinos podem ser encontrados nos dicionários de latim pela flexão da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, que, no caso do verbo instruere, é instruo.

O verbo latino instruere, que deu origem ao verbo português instruir, significa "inserir", "formar, pôr em ordem", "preparar, equipar, fornecer" e "ensinar, dar informação, instruir".

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/hecatombe [consultado em 20-05-2022]