PT
BR
Pesquisar
Definições



vinagrada

A forma vinagradapode ser [feminino singular particípio passado de vinagrarvinagrar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vinagradavinagrada
( vi·na·gra·da

vi·na·gra·da

)


nome feminino

1. [Portugal: Alentejo, Algarve] [Portugal: Alentejo, Algarve] Gaspacho.

2. [Regionalismo] [Regionalismo] Refresco feito de água, açúcar e vinagre.

etimologiaOrigem etimológica:vinagre + -ada.
vinagrarvinagrar
( vi·na·grar

vi·na·grar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Avinagrar.

etimologiaOrigem etimológica:vinagre + -ar.
vinagradavinagrada


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).