PT
BR
Pesquisar
Definições



interstício

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
interstíciointerstício
( in·ters·tí·ci·o

in·ters·tí·ci·o

)


nome masculino

1. Intervalo que separa moléculas de um corpo ou órgãos contíguos, mas não unidos (ex.: interstício interlobular).

2. Intervalo que separa coisas contíguas ou partes de um todo (ex.: história construída nos interstícios da acção).

3. Abertura estreita e longa (ex.: o luar entrava pelos interstícios das tábuas). = FENDA, FISGA, FRINCHA, GRETA

4. [Anatomia] [Anatomia] Estrutura presente nos tecidos conjuntivos, composta por espaços abertos sustentados por feixes de colagénio e preenchidos por fluido extracelular em circulação para os gânglios linfáticos.

5. [Termo eclesiástico] [Termo eclesiástico] Tempo obrigatório que deve mediar entre a recepção de uma ordem eclesiástica e outra imediatamente superior.

6. [Brasil] [Brasil] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Tempo mínimo que um funcionário deve permanecer num posto ou categoria profissional antes de poder ser promovido.

7. [Brasil] [Brasil] Intervalo entre duas discussões de um projecto parlamentar.

etimologiaOrigem etimológica:latim interstitium, -i, intervalo de espaço ou de tempo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "interstício" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Escreve-se ei-la ou hei-la?
A forma correcta é ei-la.

A palavra eis é tradicionalmente classificada como um advérbio e parece ser o único caso, em português, de uma forma não verbal que se liga por hífen aos clíticos. Como termina em -s, quando se lhe segue o clítico o ou as flexões a, os e as, este apresenta a forma -lo, -la, -los, -las, com consequente supressão de -s (ei-lo, ei-la, ei-los, ei-las).

A forma hei-la poderia corresponder à flexão da segunda pessoa do plural do verbo haver no presente do indicativo (ex.: vós heis uma propriedade > vós hei-la), mas esta forma, a par da forma hemos, já é desusada no português contemporâneo, sendo usadas, respectivamente, as formas haveis e havemos. Vestígios destas formas estão presentes na formação do futuro do indicativo (ex.: nós ofereceremos, vós oferecereis, nós oferecê-la-emos, vós oferecê-la-eis; sobre este assunto, poderá consultar a resposta mesóclise).

Pelo que acima foi dito, e apesar de a forma heis poder estar na origem da forma eis (o que pode explicar o facto de o clítico se ligar por hífen a uma forma não verbal e de ter um comportamento que se aproxima do de uma forma verbal), a grafia hei-la não pode ser considerada regular no português contemporâneo, pelo que o seu uso é desaconselhado.