PT
BR
Pesquisar
Definições



varíola

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
varíolavaríola
( va·rí·o·la

va·rí·o·la

)


nome feminino

1. [Medicina] [Medicina] Doença infecciosa, eruptiva, contagiosa e epidémica, caracterizada pelo aparecimento de pústulas na pele.


varíola bovina

[Veterinária] [Veterinária]  Doença viral pustulosa das vacas leiteiras. = VACÍNIA

varíola dos macacos

[Veterinária] [Veterinária]  Doença viral semelhante à varíola, que ocorre normalmente em roedores e primatas na África Ocidental e Central e pode ser transmitida a humanos.

varíola equina

[Veterinária] [Veterinária]  Doença viral pustulosa da raça cavalar.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio variola, do latim varius, -a, -um, matizado, variegado, variado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "varíola" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida. A utilização do prefixo met- associado à palavra hemoglobina deve escrever-se: - methemoglobina - metemoglobina - metahemoglobina - outra sugestão?
A grafia correcta é metemoglobina (a par de metaemoglobina e meta-hemoglobina), como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Sobre a grafia de palavras com este prefixo, por favor consulte a resposta meta-.




Qual é a expressão correta a ser usada na frase abaixo?
Ele não tinha ______________ com o crime.
1) nada a ver 2) nada há haver 3) nada a haver
A locução ter a ver com significa "ter relação com" (ex.: essa questão tem a ver com outro assunto) e a locução verbal ter a haver significa "obter, receber" (ex.: Eles têm a haver uma fortuna com a herança), apesar de não ser muito usual.

Assim, quer a frase Ele não tinha nada a ver com o crime (parafraseável por Ele não tinha relação com o crime) quer a frase Ele não tinha nada a haver com o crime (parafraseável por Ele não tinha nada a receber com o crime) estão correctas, sendo a primeira hipótese a mais provável como resposta para a dúvida que nos colocou, dado que a locução ter a ver com suscita frequentemente dúvidas aos falantes do português devido à semelhança fonética com ter a haver.

O FLiP (http://www.flip.pt) inclui um corrector sintáctico que detecta, entre muitos outros, erros na construção de locuções, sendo de grande utilidade na resolução de dúvidas como a que nos expôs.