Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
nisganisga | interj. | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

nis·ga nis·ga
(alteração de nesga)
interjeição

1. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Expressão usada para exprimir irritação, contrariedade. = BOLAS

substantivo feminino

2. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Nesga.


vai à nisga
[Regionalismo]   [Regionalismo]  Expressão usada para afastar alguém ou mostrar desejo de não ser incomodado.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vai à nisga" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Quando é que se justifica usar parêntesis rectangulares?
Os parênteses rectangulares ou rectos (também chamados de colchetes) podem ter diversas utilizações, que resultam normalmente de convenções ou do uso tradicional. Não é possível, por isso, estabelecer regras rígidas e normativas, nem fazer uma lista exaustiva dos usos, mas seguem-se alguns exemplos:

- delimitar uma sequência que já contém parênteses curvos (ex.: atleta júnior [até aos 17 anos (inclusive)]) ou abrir parênteses numa sequência já delimitada por parênteses curvos (ex.: atleta júnior (até aos 17 anos [inclusive])). Este uso é feito em várias áreas técnicas, nomeadamente naquelas em que se usam parênteses para definir o limite ou a prioridade de uma operação (ex.: 2 x [3+(6-4)]).

- indicar supressão de um texto numa citação (ex.: "[...] Sobre a nudez forte da fantasia o manto diáfano da verdade, [...] milagre é não endoidecerem os homens de cada vez que abrem a boca para falar.").

- acrescentar a uma citação algo que não está no original (ex.: "Sobre a nudez forte da verdade [está] o manto diáfano da fantasia").

- demarcar transcrições fonéticas, nomeadamente com o alfabeto fonético internacional (ex.: a palavra carro transcreve-se ['kaRu]).

- agrupar dois ou mais itens, operações, regras, fórmulas, pentagramas, etc., pois os parênteses rectos, tal como as chavetas, podem ser usados em representações em várias áreas técnicas.

O parêntese de abertura [ pode ser usado para indicar que determinado conjunto de palavras pertence à linha de cima, mas, por falta de espaço, teve de transitar para a linha de baixo. Este uso é frequente na transcrição ou edição de poemas que contêm versos longos e o texto que está a seguir ao parêntese costuma ser justificado à direita.

pub

Palavra do dia

in·ven·ti·vo in·ven·ti·vo
(inventar + -ivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem o dom da invenção.

2. Que mostra criatividade ou imaginação. = ENGENHOSO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/vai%20%C3%A0%20nisga [consultado em 07-04-2020]