Significado de vagia-vo-los

    A forma vagia-vo-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de vagirvagir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de vagirvagir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    vagirvagir
    ( va·gir

    va·gir

    )
    Conjugação:defectiva.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Dar vagidos (a criança).

    2. [Figurado] [Figurado] Gemer.

    nome masculino

    3. Vagido.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "vagia-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    vagido | n. m.

    Grito ou choro de criança recém-nascida....


    vagir | v. intr. | n. m.

    Dar vagidos (a criança)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "vagia-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      Venho por este meio colocar-vos uma dúvida em relação à utilização (ou não) do hífen em palavras com o prefixo re- seguidas de e* segundo o novo Acordo Ortográfico (ex.: reedição/reeleger ou re-edição/re-eleger?). Já vi opções diferentes e gostava de saber qual delas está a seguir o Acordo.