Significado de vadiava-se-lha

    A forma vadiava-se-lhapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de vadiarvadiar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de vadiarvadiar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    vadiarvadiar
    |à| |à|
    ( va·di·ar

    va·di·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Andar ociosamente de uma parte para outra.

    2. Levar vida de vadio; levar via de ócio, sem trabalhar ou estudar. = ANDAR À TUNA, BANDOLEAR

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: vadear.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "vadiava-se-lha" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    galdéria | n. f.

    Mulher que se comporta de modo considerado devasso ou imoral....


    galopim | n. m.

    Mocinho de recados....


    gandula | n. 2 g.

    Indivíduo vadio....


    gandulagem | n. f.

    Vida de gandulo ou de vadio....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "vadiava-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?