Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tugido

tugidotugido | n.
masc. sing. part. pass. de tugirtugir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tugido tugido


nome

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

tu·gir tu·gir

- ConjugarConjugar

(origem obscura)
verbo transitivo e intransitivo

1. Falar ou dizer baixinho. = MURMURAR

verbo intransitivo

2. Dar sinal de si.


não tugir nem mugir
Ficar quieto e calado.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...parais num subtil e suave cantar… como quando balançávamos – nesse ventre pleno e tugido e assim pungente que se ia elevando – qual colina em força e forma...

Em Tears of Heaven

Entre os envolvidos não dei por que alguém tivesse tugido : por exemplo, um pedido de demissão ou uma qualquer conversa sobre a aplicação...

Em Herdeiro de Aécio

...gravidade, o indivíduo que faz de Presidente da República não ter, até agora, nem tugido , nem mugido..

Em Terra dos Espantos

Logo, seus juízes saíram à cata de culpados onde quer que algum tugido ou mugido se fizesse ouvir..

Em jcsgarcia.blogspot.com

Logo, seus juízes saíram à cata de culpados onde quer que algum tugido ou mugido se fizesse ouvir..

Em paginaglobal.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Será o, já há tanto tempo usado, termo acutilância um estrangeirismo ou um neologismo, à espera de passar todos os crivos da linguística, para entrar nos dicionários? A palavra é de uso corrente, e de significado bem definido, mas não a encontrei em nenhum dicionário. Estranho. Mas eu não sou um linguista. E aguardo a explicação dum entendido.
As palavras acutilância e acutilante não são estrangeirismos, pois formam-se através de regras morfológicas do português, utilizando dois sufixos produtivos: o adjectivo acutilante, que significa "perfurante, incisivo", resulta então da aposição do sufixo -ante ao verbo acutilar e o substantivo acutilância, que significa "qualidade do que é acutilante", resulta da aposição do sufixo -ância ao mesmo verbo. Este verbo, por sua vez, é também formado no português, derivando de cutelo.
pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tugido [consultado em 04-12-2021]