PT
BR
Pesquisar
Definições



trefilou

A forma trefiloué [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de trefilartrefilar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trefilartrefilar
( tre·fi·lar

tre·fi·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Converter (metais) em fio.


verbo intransitivo

2. Fabricar fios metálicos.

etimologiaOrigem etimológica:francês tréfiler.

Auxiliares de tradução

Traduzir "trefilou" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).




Qual o antônimo de "neo"?
Assumindo que se refere ao elemento prefixal neo-, que exprime a ideia de “novo” (ex.: neoclássico, neo-realismo), não existe um antónimo directo, contrariamente ao que acontece, por exemplo, com macro-/micro- (ex.: macroeconomia, microeconomia). É, no entanto, possível utilizar o elemento prefixal paleo-, que exprime a ideia de “antigo, velho” (ex.: paleobotânica) ou arque-/arqui-, que exprime a ideia de “original, principal ou primeiro“ (ex.: arquiacólito).