PT
BR
Pesquisar
Definições



trajetórias

A forma trajetóriasé [feminino plural de trajectóriatrajetóriatrajetória].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trajectóriatrajetóriatrajetória
|ét| |ét| |ét|
( tra·jec·tó·ri·a tra·je·tó·ri·a

tra·je·tó·ri·a

)


nome feminino

1. Linha recta ou curva descrita ou percorrida por um corpo impelido por uma força.

2. [Figurado] [Figurado] Via; trajecto; meio; órbita.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: trajetória.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: trajectória.
grafiaGrafia no Brasil:trajetória.
grafiaGrafia em Portugal:trajectória.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Em que situações utilizamos a conjunção e seguida da vírgula (e,)?
É importante sublinhar que o uso da vírgula, como o da pontuação em geral, é complexo, pois está intimamente ligado à decomposição sintáctica, lógica e discursiva das frases (por favor consulte a dúvida vírgula antes da conjunção e). Em termos muito gerais, pode dizer-se ainda que a vírgula se destina a ser usada com duas funções distintas: por um lado marca coordenações ou disjunções, isto é, com função idêntica às conjunções e, ou, nem (ex.: nabos, cenouras, batatas idêntico a nabos e cenouras e batatas ou a nabos ou cenouras ou batatas), por outro lado, marca um leque muito variado de estruturas sintácticas.

Especificamente sobre a questão colocada, a vírgula pode surgir depois da conjunção e se houver necessidade de ser utilizada para isolar estruturas sintácticas entre vírgulas, especialmente adjuntos adverbiais deslocados (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, industrialmente, na produção de açúcar.) e orações intercaladas (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, continuou o orador, na produção de açúcar.).