PT
BR
Pesquisar
Definições



trajectória

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trajectóriatrajetóriatrajetória
|ét| |ét| |ét|
( tra·jec·tó·ri·a tra·je·tó·ri·a

tra·je·tó·ri·a

)


nome feminino

1. Linha recta ou curva descrita ou percorrida por um corpo impelido por uma força.

2. [Figurado] [Figurado] Via; trajecto; meio; órbita.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: trajetória.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: trajectória.
grafiaGrafia no Brasil:trajetória.
grafiaGrafia em Portugal:trajectória.

Auxiliares de tradução

Traduzir "trajectória" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.




Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: nos dicionários de Francês/Português a palavra quiche é substantivo masculino (le quiche). Mas quando a aplicamos num texto em português, é correcto escrever-se o quiche ou a quiche?
Segundo os vários dicionários monolingues de francês consultados (por exemplo, o Petit Robert e o Trésor de la Langue Française), a palavra quiche é, em francês, substantivo feminino. Aparentemente, a atribuição do género masculino em francês trata-se de um erro de classificação no dicionário bilingue que consultou.

Os dicionários de português que registam a palavra quiche optam por classificá-la como substantivo feminino (Dicionário Aurélio e Dicionário de Usos do Português do Brasil) e como substantivo de dois géneros (Dicionário Houaiss). No entanto, é possível considerar, pelas ocorrências em corpora e em motores de pesquisa da internet, que a palavra quiche é usada como substantivo feminino maioritariamente no português de Portugal. No português do Brasil, verifica-se uma maior oscilação entre o género feminino e o masculino.