PT
BR
Pesquisar
Definições



braquistócrona

A forma braquistócronapode ser [feminino plural e singular de braquistócronobraquistócrono] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
braquistócronabraquistócrona
( bra·quis·tó·cro·na

bra·quis·tó·cro·na

)


nome feminino

[Geometria] [Geometria] Curva que representa a trajectória de uma partícula entre dois pontos no menor intervalo de tempo, com gravidade constante e sem atrito.

etimologiaOrigem etimológica:grego brákhistos, -e, -on, curto + grego khrónos, -ou, tempo.
braquistócronobraquistócrono
( bra·quis·tó·cro·no

bra·quis·tó·cro·no

)


adjectivoadjetivo

1. [Geometria] [Geometria] Que representa a trajectória de uma partícula entre dois pontos no menor intervalo de tempo, com gravidade constante e sem atrito (ex.: curva braquistócrona).

2. [Geometria] [Geometria] Relativo a curva braquistócrona (ex.: problema braquistócrono).

etimologiaOrigem etimológica:grego brákhistos, -e, -on, curto + grego khrónos, -ou, tempo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.