Significado de tangava-se-te

    A forma tangava-se-tepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de tangartangar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de tangartangar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    tangar1tangar1
    ( tan·gar

    tan·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Cingir com tanga.

    etimologiaOrigem:tanga + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    tangar2tangar2
    ( tan·gar

    tan·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Dançar o tango (ex.: que bem que eles tangam).

    etimologiaOrigem:tango + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "tangava-se-te" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    langotim | n. m.

    Pano com que os Indianos se cobrem da cintura para baixo....


    mulambo | n. m.

    Pano que os indígenas de algumas tribos africanas amarram à cintura....


    tangueiro | adj. | n. m.

    Relativo a ou próprio de tango....


    septicolor | adj. 2 g. | n. m.

    Que tem sete cores....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "tangava-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Vi hoje na TV (RTP 1 - Falar bem português) que maçapão se escreve com ç e não com ss. No vosso dicionário on-line aparece com o mesmo significado escrito das duas maneiras. Está correcto ou a RTP 1 está errada?