PT
BR
Pesquisar
Definições



sub-circuito

A forma sub-circuitopode ser [masculino singular de circuitocircuito] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de circuitarcircuitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
circuitarcircuitar
( cir·cui·tar

cir·cui·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Andar à volta de. = CONTORNAR, RODEAR


verbo intransitivo

2. Andar à roda. = GIRAR

etimologiaOrigem etimológica:circuito + -ar.

circuitocircuito
|úi| |úi|
( cir·cui·to

cir·cui·to

)
Imagem

circuito impresso

ElectrónicaEletrónicaEletrônica 

O que é feito com uma configuração de condutores e componentes electrónicos dispostos sobre uma placa isolante, sem a necessidade de uso de fios.


nome masculino

1. Limite exterior de uma superfície ou de um espaço. = CONTORNO, PERÍMETRO

2. Percurso feito à volta de algo. = GIRO, RODEIO, VOLTA

3. Viagem organizada. = DIGRESSÃO, PÉRIPLO

4. Itinerário fechado de uma prova desportiva.

5. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Série de condutores eléctricos que podem ser percorridos por uma corrente eléctrica.


circuito impresso

[Electrónica] [Eletrónica] [Eletrônica]  O que é feito com uma configuração de condutores e componentes electrónicos dispostos sobre uma placa isolante, sem a necessidade de uso de fios.Imagem

circuito integrado

[Electrónica] [Eletrónica] [Eletrônica]  Circuito electrónico construído sobre uma fina superfície que contém materiais semicondutores e outro tipo de componentes miniaturizados. = CHIPE

etimologiaOrigem etimológica:latim circuitus, -us, acção de andar à volta, marcha circular.

sub-circuitosub-circuito

Auxiliares de tradução

Traduzir "sub-circuito" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a maneira correcta de escrever o nome da freguesia alentejana Évoramonte, Evoramonte, Évora Monte, Évora-Monte? Não encontro consenso...
A grafia correcta desta povoação alentejana deverá ser Évora Monte, segundo as principais obras de referência, nomeadamente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Editora Coimbra, 1966) ou o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Livros Horizonte, 2003). Do ponto de vista oficial, também é a forma Évora Monte que consta no Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral, da Direcção Geral da Administração Interna e na lista de freguesias publicada pelo STAPE em 2005.

No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado refere que o nome da povoação “está por Évora do monte ou Évora a do monte” e apresenta-nos uma abonação do que deverá ser a mais antiga ocorrência conhecida deste topónimo: Euoramonti (ocorre em 1271, na Chancelaria de D. Afonso III), o que, de alguma forma, poderá explicar a forma Evoramonte, que é desaconselhável. Esta forma é, no entanto, bastante frequente, provavelmente também por analogia com outros topónimos em que a palavra monte se aglutinou com outras palavras, como Belmonte, Vaiamonte ou Videmonte.

A grafia Évora-Monte é de evitar e a forma Évoramonte é claramente violadora das regras ortográficas do português, uma vez que as palavras em português só podem ser graficamente acentuadas numa das três últimas sílabas.




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).