Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

circuito

circuitocircuito | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de circuitarcircuitar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cir·cui·to |úi|cir·cui·to |úi|


(latim circuitus, -us, acção de andar à volta, marcha circular)
nome masculino

1. Limite exterior de uma superfície ou de um espaço. = CONTORNO, PERÍMETRO

2. Percurso feito à volta de algo. = GIRO, RODEIO, VOLTA

3. Viagem organizada. = DIGRESSÃO, PÉRIPLO

4. Itinerário fechado de uma prova desportiva.

5. [Electricidade]   [Eletricidade]   [Eletricidade]  Série de condutores eléctricos que podem ser percorridos por uma corrente eléctrica.


circuito impresso
[Electrónica]   [Eletrónica]   [Eletrônica]  O que é feito com uma configuração de condutores e componentes electrónicos dispostos sobre uma placa isolante, sem a necessidade de uso de fios.Ver imagem

circuito integrado
[Electrónica]   [Eletrónica]   [Eletrônica]  Circuito electrónico construído sobre uma fina superfície que contém materiais semicondutores e outro tipo de componentes miniaturizados. = CHIPE


cir·cui·tar cir·cui·tar

- ConjugarConjugar

(circuito + -ar)
verbo transitivo

1. Andar à volta de. = CONTORNAR, RODEAR

verbo intransitivo

2. Andar à roda. = GIRAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "circuito" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Dúvidas linguísticas


Vivo nos Açores, e na escola aprendi a escrever a palavra açoreano, mas na televisão dizem que é açoriano. Quem tem razão?
De acordo com o ponto 3 da base IX do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação, o adjectivo referente ao arquipélago dos Açores escreve-se com i, pois grafam-se com i, antes da sílaba tónica, os adjectivos e substantivos derivados com os sufixos -ense e -ano, aos quais se apõe um i para formar as terminações -iense e -iano. Nesta regra incluem-se palavras como açoriano, acriano, cabo-verdiano, camoniano ou torriense.

O Acordo Ortográfico de 1990 [ver Base V, 2.º, alínea c)] não alterou nada relativamente a este ponto para o português europeu. Esta indicação de escrever com i e não com e os derivados em que entram os sufixos -iano e -iense não estava prevista no Formulário Ortográfico de 1943, que regulava a ortografia brasileira, pelo que o português do Brasil, depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deverá sofrer esta pequena alteração.




Gostava de saber se na frase Não venhas tarde, que temos de ir à reunião, a palavra que é uma conjunção integrante/um pronome relativo/um pronome interrogativo/uma conjunção causal?
Na frase Não venhas tarde, que temos de ir à reunião, a palavra que é uma conjunção causal, pois indica causa e pode ser substituída por porque.
pub

Palavra do dia

nes·so·ra |è|nes·so·ra |è|


(nessa + hora)
advérbio

1. [Antigo]   [Antigo]  Nessa hora.

2. [Antigo]   [Antigo]  Nesse ou naquele tempo ou ocasião. = ENTÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/circuito [consultado em 26-03-2023]