PT
BR
Pesquisar
Definições



stressante

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
stressanteestressante
( stres·san·te

es·tres·san·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

[Informal] [Informal] Que causa stress.

etimologiaOrigem etimológica:stressar + -ante.
Ver também resposta à dúvida: stress / stresse / estresse.
grafiaGrafia no Brasil:estressante.
grafiaGrafia no Brasil:estressante.
grafiaGrafia em Portugal:stressante.
grafiaGrafia em Portugal:stressante.

Auxiliares de tradução

Traduzir "stressante" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.



Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).