Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sosso

sossososso | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sos·so |ô|sos·so |ô|


(redução de insosso)
adjectivo
adjetivo

Que entra na construção de uma parede sem argamassa (ex.: alvenaria sossa). = ENSOSSO, INSONSO, INSOSSO

Plural: sossos |ô|.Plural: sossos |ô|.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...sensual , em 2002, numa livraria de Salvador, estavam pessoas como António Carlos Magalhães, Sossó , Calasans Neto, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros..

Em Geopedrados

...de um dos seus arautos, os ingleses, que ela conheceu os primeiros passos no sosso país..

Em humorgrafe

...sensual , em 2002, numa livraria de Salvador, estavam pessoas como António Carlos Magalhães, Sossó , Calasans Neto, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros..

Em Geopedrados

Roberto Julio, o Sossó , de 34 anos, foi preso em um condomínio de luxo na Barra da...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...que as augoas em ondas e sendo entre tvrbilhão do coração as trabecvlas do sosso humano - fazem termo e fazem - pressão e nessas segera um campo bem...

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.
pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sosso [consultado em 28-10-2021]