PT
BR
Pesquisar
Definições



sobrevigiaram

A forma sobrevigiarampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de sobrevigiarsobrevigiar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de sobrevigiarsobrevigiar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sobrevigiarsobrevigiar
( so·bre·vi·gi·ar

so·bre·vi·gi·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Vigiar superiormente ou como chefe. = SUPERINTENDER

etimologiaOrigem etimológica:sobre- + vigiar.
sobrevigiaramsobrevigiaram

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.