Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

semestre

semestresemestre | n. m. | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

se·mes·tre se·mes·tre


(latim semestris, -e, que tem 6 meses)
nome masculino

1. Período de seis meses consecutivos.

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

2. Que tem seis meses. = SEMESTRAL

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "semestre" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de chocolates registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,43% na

Em Caderno B

, ainda como reflexo das chuvas do primeiro semestre no Vale do São Francisco (PE/BA)..

Em Caderno B

...próximos meses, tendo em vista o típico aumento nas exportações à China no segundo semestre , para formação de estoques..

Em Caderno B

...Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste semestre , a partir deste mês..

Em Caderno B

Para o Corpo de Bombeiros, o tempo quente e seco no segundo semestre de cada ano, durante o verão amazônico, favorece as queimadas no Pará..

Em www.blogdocolares.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Estive pesquisando o verbo precaver e ocorreu o seguinte: a) de acordo com a consulta feita, o referido verbo é conjugado em todos os tempos; b) a consulta feita a outras fontes de pesquisa informa que o verbo é defectivo. Gostaria que vocês me orientassem a razão dessa divergência na conjugação.
O verbo precaver é geralmente considerado defectivo, sendo, no presente do indicativo, apenas conjugado nas 1ª e 2ª pessoas do plural (precavemos, precaveis). No entanto, existem autores que não o consideram defectivo, sugerindo as formas precavo, precavas, precava, precavemos, precaveis, precavem para o presente do indicativo. A conjugação deste verbo baseada nas flexões dos verbos ver (precavejo, precavês, etc.) é geralmente considerada errónea, apesar de ser bastante generalizada.
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/semestre [consultado em 01-10-2022]