PT
BR
Pesquisar
Definições



seduzido

A forma seduzidopode ser [masculino singular particípio passado de seduzirseduzir] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
seduzidoseduzido
( se·du·zi·do

se·du·zi·do

)


adjectivoadjetivo

Que se seduziu.

etimologiaOrigem etimológica: particípio de seduzir.
seduzirseduzir
( se·du·zir

se·du·zir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Enganar (empregando razões tentadoras).

2. Corromper por meio de sedução.

3. Subornar; corromper.

4. [Figurado] [Figurado] Deslumbrar; fascinar.

5. Cativar; atrair.

etimologiaOrigem etimológica: latim seduco, -ere, desviar, afastar, separar, chamar de parte, separar.
seduzidoseduzido

Auxiliares de tradução

Traduzir "seduzido" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quero saber se existem variantes para as palavras "inglês" e "flocos". Fiquei sabendo que poderia ser "ingrês" a variante de "inglês". E que seria "frocos" a variante para a palavra "flocos". Vocês podem esclarecer essas palavras?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista, de facto, as formas ingrês e froco como variantes de inglês e floco, respectivamente. No caso de ingrês, o dicionário refere que se trata de uma variante obsoleta da palavra inglês, apresentando ainda o significado, também obsoleto, de um tipo de tecido. Quanto a froco, para além de variante de floco, o Dicionário Priberam define-o ainda como “felpo de lã ou seda”.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).