PT
BR
    Definições



    salvaguarda

    A forma salvaguardapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de salvaguardarsalvaguardar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de salvaguardarsalvaguardar] ou [nome feminino].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    salvaguardasalvaguarda
    ( sal·va·guar·da

    sal·va·guar·da

    )


    nome feminino

    1. Protecção concedida por uma autoridade qualquer.

    2. Salvo-conduto.

    3. [Figurado] [Figurado] O que serve de defesa, de amparo, de garantia.

    4. Ressalva; condição; cautela.

    5. [Encadernação] [Encadernação] Folha de papel do formato do livro, mas sobrando 5 mm no sentido do lombo. (Nesse excedente dá-se um pouco de cola e assenta-se o primeiro caderno sobre a salvaguarda, virando a área que tem cola sobre o festo para que fixe. Fica, assim, a salvaguarda segura ao caderno sem prejudicar a colocação da guarda. Executa-se a mesma operação ao último caderno.)

    Significado de salvaguardaSignificado de salvaguarda

    Secção de palavras relacionadas

    salvaguardarsalvaguardar
    ( sal·va·guar·dar

    sal·va·guar·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.


    verbo transitivo

    1. Proteger, defender, livrar de perigo.

    2. Ressalvar; acautelar.

    Significado de salvaguardarSignificado de salvaguardar

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "salvaguarda" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.


    A conjugação do verbo informar e a preposição de estão correctas nestas frases: a) informei-o de que a viagem foi adiada b) informo-os de que a viagem foi adiada c) informo-lhes de que a viagem foi adiada?