PT
BR
Pesquisar
Definições



rodízio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rodíziorodízio
( ro·dí·zi·o

ro·dí·zi·o

)


nome masculino

1. Madeiro em cuja extremidade estão as penas que a água põe em movimento (nas azenhas).

2. Rodinha de pé de cama, de piano, de sofá, etc.

3. Dispositivo móvel que gira em torno de um eixo para condicionar o acesso e a passagem de pessoas. = TORNIQUETE

4. [Artilharia] [Artilharia] Peça que gira acompanhando no seu movimento a boca-de-fogo para que esta fique na direcção conveniente.

5. Revezamento de indivíduos na realização de uma tarefa ou de um serviço. = ALTERNÂNCIA, ROTATIVIDADE

6. Sistema de serviço em restaurantes onde, por um preço fixo, são apresentados rotativamente diversos pratos e especialidades aos clientes.

7. [Brasil] [Brasil] Sistema que estabelece restrições à circulação de determinados veículos em determinado lugar ou durante determinado período de tempo (ex.: a eficácia do rodízio na cidade de São Paulo não é consensual).

iconeConfrontar: rodício.
rodíziorodízio

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).