Significado de resilam-vo-los

    A forma resilam-vo-lospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de resilirresilir] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de resilirresilir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    resilirresilir
    ( re·si·lir

    re·si·lir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar nulo ou sem efeito. = RESCINDIR

    2. Voltar para trás.

    3. Saltar, escapar, resvalar.

    etimologiaOrigem:latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    resilir | v. tr.

    Tornar nulo ou sem efeito....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "resilam-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.