PT
BR
Pesquisar
Definições



resgate

A forma resgatepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de resgatarresgatar], [terceira pessoa singular do imperativo de resgatarresgatar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de resgatarresgatar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
resgateresgate
( res·ga·te

res·ga·te

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de resgatar.

2. O preço por que se resgata.

3. Rendição; libertação; quitação.

resgatarresgatar
( res·ga·tar

res·ga·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Remir a troco de dinheiro ou presentes.

2. Desempenhar, reaver o penhor.

3. Cumprir.

4. Obter, conseguir (por meio de dádivas ou suborno).

5. Expiar; fazer esquecer.


verbo pronominal

6. Livrar-se do cativeiro por meio de resgate.

7. Remir-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "resgate" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida. A utilização do prefixo met- associado à palavra hemoglobina deve escrever-se: - methemoglobina - metemoglobina - metahemoglobina - outra sugestão?
A grafia correcta é metemoglobina (a par de metaemoglobina e meta-hemoglobina), como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Sobre a grafia de palavras com este prefixo, por favor consulte a resposta meta-.




A ouvir o noticiário surgiu-me uma dúvida: pode dizer-se muita pouca gente? Ou deve dizer-se muito pouca gente? Ou não se junta muito com pouco? É ridículo, mas não consigo chegar a uma conclusão.
A forma correcta será muito pouca gente, pois nessa expressão muito é advérbio, logo é invariável, tal como todos os advérbios. Nesta expressão, o advérbio muito está a modificar o determinante indefinido com valor adjectival pouca, da mesma forma que estaria a modificar um adjectivo numa frase como é um filme de muito curta duração ou ele tem muito escassos poderes; muito pouca gente é então equivalente a pouquíssima gente, da mesma forma que muito curta ou muito escassos seriam equivalentes, respectivamente, a curtíssima ou escassíssimos.