PT
BR
Pesquisar
Definições



regozijo

A forma regozijopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de regozijarregozijar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
regozijoregozijo
( re·go·zi·jo

re·go·zi·jo

)


nome masculino

1. Alegria; prazer; contentamento; festa; folguedo.

2. Satisfação, júbilo.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol regocijo.
regozijarregozijar
( re·go·zi·jar

re·go·zi·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar regozijo a.


verbo pronominal

2. Congratular-se; alegrar-se.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol regocijar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "regozijo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Em GNR, LG, 3G, GPS, etc, como deve ser lido o G ( ou guê)?
A letra g pode ser lida ou guê, alternativamente. No entanto, na maioria das siglas é frequente que esta letra seja lida como , como refere o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências no verbete .