PT
BR
Pesquisar
Definições



recorrerem

A forma recorrerempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de recorrerrecorrer] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de recorrerrecorrer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
recorrerrecorrer
|ê| |ê|
( re·cor·rer

re·cor·rer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Percorrer um espaço em várias direcções.

2. Esquadrinhar, investigar.

3. Passar várias vezes por.

4. [Artes gráficas] [Artes gráficas] Passar parte das letras ou linhas de uma página ou de uma coluna para a página ou para a coluna seguinte.

5. Lançar mão de, fazer uso de.

6. Valer-se de, dirigir-se a.


verbo transitivo e intransitivo

7. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Interpor pedido de revisão de uma decisão judicial; interpor recurso. = APELAR

etimologiaOrigem etimológica:latim recurro, -ere, correr para trás, voltar a correr, voltar, reaparecer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "recorrerem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.