Significado de recatar-se-lho

    A forma recatar-se-lhopode ser [infinitivo de recatarrecatar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recatarrecatar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de recatarrecatar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recatarrecatar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de recatarrecatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    recatarrecatar
    ( re·ca·tar

    re·ca·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Buscar com atenção; rebuscar.

    2. Pôr em resguardo; acautelar.

    3. Guardar com recato, com segredo.

    verbo pronominal

    4. Não se expor às vistas; resguardar-se; evitar os males.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    casto | adj.

    Que tem castidade....


    discreto | adj.

    Que tem ou denota discrição....


    recatado | adj.

    Que não quer dar nas vistas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "recatar-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Ao considerar a palavra Aristo uma palavra do dicionário português (honra seja feita à marca austríaca desde 1862) não estamos a incorrer no erro de usar uma marca para definir algo? Imaginem: Em vez de significado de gasosa com sabor a cola, usarmos uma das marcas que exstem no mercado. Ainda mais injusto quando uma das referências que existe é: ... aristo tipo"rotring" ... (Rötring, como sabemos outra marca, desta vez alemã).