Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

rales

2ª pess. sing. pres. conj. de ralarralar
Será que queria dizer ralés?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ra·lar ra·lar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Raspar com o ralador; esmagar; moer; triturar.

2. [Figurado]   [Figurado]  Chatear, aborrecer; importunar; apoquentar.

3. [Figurado]   [Figurado]  Atormentar; amofinar.

verbo intransitivo

4. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Coaxar.

5. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Trabalhar muito (ex.: eles ralam pesado durante a semana toda e só descansam no domingo).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "rales" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Mas não te rales , vamos beber uma ginjinha e comer qualquer coisa ali em baixo..

Em Ourem

, imprimiu-nos a nossa actual fisionomia despreocupada, alegre, absolutamente não-te- rales , sempre bem disposta e risonha, de quem se sente arrumado sob este regime,...

Em humorgrafe

...brouillards gris de ton pays flamand Et des mortes cités, dont tu pleuras les râles ..

Em Viva a Poesia

...tipo mal educado Que nunca sorri ou responde quando é cumprimentado Esquece Não te rales muito, bro Preocupa-te com aquilo que é realmente importante

Em musicportugal.pt

Via das três ralés ..

Em Rocha podre e pedra dura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha): O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta? Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.
Os dois pontos, o parágrafo, o travessão e as aspas são maneiras de assinalar graficamente o discurso directo. Não há, contudo, obrigatoriedade de uso simultâneo de todos estes recursos, pelo que a frase apontada está correcta.

Sobre assuntos relacionados, poderá consultar também as respostas travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação e discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.

pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça e que corresponde a parte do ventre do animal (ex.: ventresca de atum). = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/rales [consultado em 25-10-2021]