PT
BR
Pesquisar
Definições



réguas

A forma réguasé [feminino plural de réguarégua].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
réguarégua
( ré·gua

ré·gua

)


nome feminino

1. Peça direita, chata, cilíndrica ou quadrangular, de madeira, substância plástica ou metal, com ou sem graduação, para traçar linhas rectas.


régua de calcular

Instrumento composto de duas pequenas réguas graduadas, uma das quais corre ao longo da outra e que serve para fazer mecanicamente cálculos de aritmética ou álgebra.

régua de cálculo

O mesmo que régua de calcular.

régua logarítmica

O mesmo que régua de calcular.

Auxiliares de tradução

Traduzir "réguas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



"Sê educado", o colega disse que estava errado. Gostaria de saber o correto.
A expressão “Sê educado” está correcta. A forma verbal é a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo ser, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e seleccionando a opção Conjugar. Veja-se o uso desse modo verbal imperativo nas seguintes frases:
1. Tu, sê educado!
2. Você, seja educado!
3. Nós, sejamos educados!
4. Vós, sede educados!
5. Vocês, sejam educados!