PT
BR
Pesquisar
Definições



queixinhas

A forma queixinhaspode ser [derivação feminino plural de queixaqueixa] ou [adjectivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois númerosadjetivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois números].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
queixinhasqueixinhas
( quei·xi·nhas

quei·xi·nhas

)


adjectivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois númerosadjetivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois números

1. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Que ou quem se queixa muito.

2. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Que ou quem faz queixa dos outros (ex.: que menina tão queixinhas; não sejas queixinhas).

etimologiaOrigem etimológica:queixa + -inha + -s expressivo.
queixaqueixa
( quei·xa

quei·xa

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de se queixar.

2. Ofensa; causa de ressentimento.

3. Descontentamento.

4. Queixume.

5. Participação à autoridade sobre ofensas recebidas.

6. Querela.

7. [Popular] [Popular] Achaque.

8. Travessa de madeira nos pentes dos teares.


fazer queixa à polícia

Dar parte, queixa na polícia.

queixa de peito

Tuberculose pulmonar.



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.