PT
BR
Pesquisar
Definições



putativamente

A forma putativamentepode ser [derivação de putativoputativo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
putativamenteputativamente
( pu·ta·ti·va·men·te

pu·ta·ti·va·men·te

)


advérbio

De modo putativo.

etimologiaOrigem etimológica:putativo + -mente.
putativoputativo
( pu·ta·ti·vo

pu·ta·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que é reputado ser o que não é. = SUPOSITÍCIO, SUPOSTO

2. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Que foi feito ou contraído indevidamente, mas de boa-fé, por ignorância dos motivos que o invalidam (ex.: casamento putativo).

etimologiaOrigem etimológica:latim putativus, -a, -um, imaginário.


Dúvidas linguísticas



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.



Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).