PT
BR
Pesquisar
Definições



projecto

A forma projectopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de projectarprojetarprojetar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
projectoprojetoprojeto
|ét| |ét| |ét|
( pro·jec·to pro·je·to

pro·je·to

)


nome masculino

1. Aquilo que alguém planeia ou pretende fazer. = COMETIMENTO, DESÍGNIO, EMPRESA, INTENTO, PLANO, TENÇÃO

2. Esboço de trabalho que se pretende realizar.

3. Primeira redacção de uma lei, de estatutos ou de outro texto, que se submete a uma aprovação.

4. [Construção] [Construção] Plano gráfico e descritivo.


projecto de gente

[Informal, Jocoso] [Informal, Jocoso] Criança pequena.

projecto de lei

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência]  Texto legal que é apresentado a um órgão legislativo com objectivo de se tornar uma lei. = PROJECTO-LEI

projecto de resolução

Texto escrito por um organismo institucional para regular determinadas matérias ou o seu funcionamento interno (ex.: a oposição irá avançar com um projecto de resolução para forçar o governo a baixar o preço dos combustíveis).

etimologiaOrigem etimológica: latim projectus, -us, acção de se estender.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: projeto.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: projecto.
grafiaGrafia no Brasil:projeto.
grafiaGrafia em Portugal:projecto.
projectarprojetarprojetar
|èt| |èt| |èt|
( pro·jec·tar pro·je·tar

pro·je·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.
Imagem

DesportoEsporte

Deitar ao chão com uma técnica ou um golpe, nas artes marciais e desportos de combate (ex.: conseguiu projectar o adversário).


verbo transitivo

1. Atirar à distância. = ARREMESSAR, ARROJAR

2. [Desporto] [Esporte] Deitar ao chão com uma técnica ou um golpe, nas artes marciais e desportos de combate (ex.: conseguiu projectar o adversário).Imagem

3. Lançar de si.

4. Estender, cobrir com.

5. Fazer incidir num espaço ou numa superfície.

6. Ter em projecto, fazer tenção de. = PLANEAR

7. [Geometria, Topografia] [Geometria, Topografia] Traçar a representação de um corpo num plano segundo certas regras geométricas.


verbo transitivo e pronominal

8. Tornar ou ficar conhecido.


verbo pronominal

9. Estender-se, prolongar-se.

etimologiaOrigem etimológica: latim projecto, -are, lançar para a frente.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: projetar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: projectar.
grafiaGrafia no Brasil:projetar.
grafiaGrafia em Portugal:projectar.
projectoprojecto

Auxiliares de tradução

Traduzir "projecto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.