Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

programar

programarprogramar | v. tr. | v. tr. e pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pro·gra·mar pro·gra·mar

- ConjugarConjugar

(programa + -ar)
verbo transitivo

1. Estabelecer o programa de um cinema, de uma emissão de rádio ou televisão, de um evento, de uma instituição cultural, etc.

2. Estabelecer um plano para fazer algo. = PLANEAR, PLANIFICAR

3. Fornecer instruções a uma máquina ou a um mecanismo para um procedimento automático (ex.: programar a máquina de lavar; programar o alarme).

4. [Informática]   [Informática]  Dividir o problema entregue ao computador ou ao calculador em instruções codificadas e aceitáveis pela máquina.

verbo transitivo e pronominal

5. Submeter ou submeter-se a uma rotina ou aprendizagem para reagir de determinada maneira.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "programar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

que trafegam pela BR-153 têm um motivo a mais para programar uma parada estratégica no Posto Macedão, localizado no km 82..

Em www.caminhoes-e-carretas.com

Por isso, antes de qualquer grande decisão — desde o programar de um casamento ao cultivo dos campos — perscrutam o voo dos pássaros no...

Em JIRENNA

online : Resumindo, porque facilita imenso o trabalho nalgumas indústrias, onde ficará mais barato programar um bot do que contratar um ator..

Em intergalacticrobot

...e caraterizadores do complexo de espaços comuns de cada intervenção do PHAI3C, isto porque programar apenas espaços ditos

Em infohabitar - o blog do grupo habitar

...administração pública, como da sociedade civil envolvida, até mesmo para os turistas poderem se programar ..

Em O VAGALUME
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Não é correcto utilizar o verbo secundarizar , no sentido de tornar secundário, ou não prioritário? Agradecia que me esclarecessem.
O verbo secundarizar surge registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, que não especifica o seu significado. No entanto, a partir da etimologia secundário + -izar é possível obter o significado “tornar(-se) secundário”, válido quer no Brasil, quer em Portugal.
pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/programar [consultado em 25-06-2022]