PT
BR
Pesquisar
Definições



programadamente

A forma programadamentepode ser [derivação de programadoprogramado] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
programadamenteprogramadamente
( pro·gra·ma·da·men·te

pro·gra·ma·da·men·te

)


advérbio

De modo programado.

etimologiaOrigem etimológica:programado + -mente.
programadoprogramado
( pro·gra·ma·do

pro·gra·ma·do

)


adjectivoadjetivo

1. De que se fez um programa.

2. Que se planeou. = PLANEADO


ensino programado

Método de ensino que consiste em adaptar a matéria a ensinar às possibilidades de absorção de cada indivíduo (maior ou menor rapidez, repetições mais ou menos numerosas), segundo um programa que divide essa matéria em elementos curtos, facilmente assimiláveis, colocados quer numa mesma ordem, de dificuldade crescente, quer numa ordem que depende em cada etapa das aquisições anteriores do indivíduo.



Dúvidas linguísticas



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].



Queria saber o antónimo de romântico.
À palavra romântico não corresponde directamente outra palavra antónima. Uma pessoa que não é romântica não é necessariamente insensível, fria ou impassível, pelo que será mais aconselhado utilizar a construção não romântico para designar alguém que possui falta de romantismo.