PT
BR
Pesquisar
Definições



pressentem

A forma pressentemé [terceira pessoa plural do presente do indicativo de pressentirpressentir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pressentirpressentir
( pres·sen·tir

pres·sen·tir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter o pressentimento de.

2. Ouvir, perceber (ao longe ou antes de ver).

3. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Sentir ou sofrer a influência de (coisa que se não vê ou que está muito longe). = PRESSAGIAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ANTESSENTIR

etimologiaOrigem etimológica:latim praesentio, -ire.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pressentem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.