Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

preferências

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pre·fe·rên·ci·a pre·fe·rên·ci·a


nome feminino

1. O acto de preferir uma pessoa ou coisa a outra.

2. Manifestação de distinção ou de atenção.

3. Primazia.

4. [Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  O direito de (em concurso de credores) ser embolsado primeiro que os outros.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "preferências" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...O jornal ‘Tuttosport’ adiana que o camisola 3 dos encarnados está no topo das preferências do clube de Turim para o flanco esquerdo da defesa, como sucessor de Alex...

Em Fora-de-jogo

...lista de Fernando Santos para o Mundial, José Manuel Antunes diz que alinha pelas preferências do selecionador nacional..

Em Fora-de-jogo

As minhas preferências vão para em especial para Levantado do Chão (1980) , Memorial do Convento (1982)...

Em Abencerragem

...e recursos das pessoas mais velhas, antecipam e respondem com flexibilidade às necessidades e preferências relacionadas com o envelhecimento, respeitam as suas decisões

Em infohabitar - o blog do grupo habitar

"Música em Pó" documenta as preferências que caracterizam estes entendedores e a própria dedicação para com a sua preciosa colecção...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Desejava que me ajudassem na seguinte dúvida: torção ou torsão? A palavra torsão existe? Qual o significado de cada uma?
A forma correcta é torção. Para além das acepções de “torcedura” e de “cólica de certos animais ”, registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, obras lexicográficas mais recentes, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam ainda na entrada torção acepções técnicas de agricultura (“torcedura num ramo para reduzir o afluxo de seiva e a produção de folhas”), física (“deformação de sólido”) e matemática (“tipo de derivada”).
pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/prefer%C3%AAncias [consultado em 03-12-2022]