Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
chanfanachanfana | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

chan·fa·na chan·fa·na
(espanhol chanfaina, guisado de bofes, do catalão samfaina, guisado de legumes, alteração de samfònia, do latim symphonia, -ae, do grego sumfonía, -as, concordância de sons, acorde musical, harmonia, acordo, orquestra)
substantivo feminino

1. [Culinária]   [Culinária]  Fressura guisada.

2. [Culinária]   [Culinária]  Estufado de cabra, chibo ou ovelha, feito com vinho e cozinhado geralmente em panela de barro (caçoila), de preferência em forno a lenha.Ver imagem

3. [Culinária]   [Culinária]  Sarapatel, sarrabulho.

4. [Informal]   [Informal]  Comida malfeita.

5. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Carne da cabeça do porco.

6. [Burlesco]   [Burlesco]  Espada velha.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.




Gostaria de saber de onde vem a expressão modelo heurístico e também o seu significado.
A locução modelo heurístico é formada pelo substantivo modelo e pelo adjectivo heurístico que, por sua vez, nos remete para heurística, a cujas definições poderá aceder seguindo as hiperligações. Esta locução é frequentemente usada em muitas áreas do conhecimento, em geral para designar um conjunto de métodos e regras que prevê ou leva a uma descoberta ou à resolução de problemas, normalmente através de uma aproximação gradual. Do ponto de vista etimológico, heurístico e heurística têm origem no verbo grego heurísko "descobrir, encontrar", cuja forma heúreka "encontrei" (sendo a forma portuguesa heureca ou eureca) foi consagrada como exclamação usada quando se faz uma descoberta importante (tradicionalmente atribuída a Arquimedes ao descobrir um princípio da física).
pub

Palavra do dia

isc·no·fo·ni·a isc·no·fo·ni·a
(grego iskhnofonía, -as, hesitação do discurso)
substantivo feminino

Fraqueza da voz.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/chanfana [consultado em 24-01-2020]