Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
chanfanachanfana | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

chan·fa·na chan·fa·na
(espanhol chanfaina, guisado de bofes, do catalão samfaina, guisado de legumes, alteração de samfònia, do latim symphonia, -ae, do grego sumfonía, -as, concordância de sons, acorde musical, harmonia, acordo, orquestra)
substantivo feminino

1. [Culinária]   [Culinária]  Fressura guisada.

2. [Culinária]   [Culinária]  Estufado de cabra, chibo ou ovelha, feito com vinho e cozinhado geralmente em panela de barro (caçoila), de preferência em forno a lenha.Ver imagem

3. [Culinária]   [Culinária]  Sarapatel, sarrabulho.

4. [Informal]   [Informal]  Comida malfeita.

5. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Carne da cabeça do porco.

6. [Burlesco]   [Burlesco]  Espada velha.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


A palavra missa é na verdade uma palavra originária do latim? Gostaria de saber qual o sentido genérico dessa palavra.
O substantivo missa deriva do latim missa que corresponde à forma feminina do particípio passado do verbo mittere ‘enviar’. Esta palavra fazia parte da fórmula latina de fecho de cada missa (Ite, missa est ‘ide, está enviada [a oração ou a mensagem]’), que está na origem desta forma para designar a celebração da eucaristia.



Encontrei um problema com o vosso dicionário. Ao consultar o mesmo com as opções pré-AO, os plurais sugeridos aparecem sempre grafados segundo o AO. Isto acontece por exemplo na palavra "pêra", que aparece com as cores do pré-AO mas o único plural indicado é "peras" e não "pêras".
Não se trata de um erro, pois o plural de pêra é peras, com ou sem aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

O Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base IX, 9.º) elimina, de facto, os acentos em pêra e pêro (assim como em palavras cujo acento serve para distinguir homógrafos de certas palavras gramaticais, como nos pares pára/para, péla/pela, pêlo/pelo), mas, segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o plural dessas duas palavras não tem acento gráfico, referindo explicitamente na Base XXII que se distinguem "pêra, substantivo, e pera, preposição arcaica (mas o plural, peras, sem acento); pêro, substantivo, e pero, conjunção arcaica (mas o plural, peros, também sem acento)". Isto acontece porque os substantivos pêra e pêro são homógrafos de palavras arcaicas (a preposição pera [= para] e a conjunção pero [= mas, porém]), mas os seus plurais peras e peros não são homógrafos de nenhuma outra palavra, uma vez que as preposições e as conjunções não têm plural.

pub

Palavra do dia

ga·lo·le ga·lo·le
(origem obscura)
substantivo masculino

[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Língua malaio-polinésia falada a leste de Timor. = GALÓLI, GALOLO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/chanfana [consultado em 07-12-2019]