Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

porto seguro

portoporto | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

por·to |ô|por·to |ô|1


(latim portus, -us, passagem, abertura, entrada de um porto)
nome masculino

1. Lugar de uma costa onde os navios podem fundear.Ver imagem

2. [Figurado]   [Figurado]  Localidade onde se situa esse lugar.

3. Lugar onde se pode descansar ou encontrar protecção. = ABRIGO, REFÚGIO

4. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Abertura na vedação de uma propriedade.


chegar a bom porto
Ser concluído com sucesso; ter êxito (ex.: depois de muitas dificuldades, o projecto chegou a bom porto).

porto franco
Porto de livre entrada sem pagamento de direitos.

porto seguro
Lugar de refúgio ou de segurança.

portos molhados
Estações da alfândega marítimas ou fluviais.

portos secos
Estações fiscais do interior.

surgir no porto
Lançar âncora; dar fundo. = ANCORAR, FUNDEAR

Plural: portos |ó|.Plural: portos |ó|.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "porto seguro" para: Espanhol | Francês | Inglês

Esta palavra em blogues

Ver mais

de um milhão de peças. 602.315 virão da Acervo - Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa de Porto Seguro e outras 273.028 virão do IPHAN por conta das escavações do Pelourinho. Na Uesc já temos cerca de 90 mil peças que estão sob a guarda do Nepab. O prédio que está sendo construído para

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

por iniciativa do governo do estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A gestão é feita pela organização social ID Brasil Cultura, Educação e Esporte. Foram investidos R$ 85,8 milhões, sendo parte da iniciativa privada via lei federal de incentivo à cultura e da indenização do seguro contra

Em Caderno B

, com mais de 100 mil habitantes no interior da Bahia, com mais casos de Auto de Resistência em 2021: 1° Feira de Santana- 52 bandidos mortos pela polícia; 2° Jequié- 32; 3° Vitória da Conquista- 22; 4° Itabuna - 16; 5° Alagoinhas- 12; 6° Barreiras- 11; 7° Ilhéus e Eunápolis- 10; 8° Porto Seguro - 07; 9

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

181 passageiros e seis tripulantes, era um voo doméstico regular de Porto Alegre para São Paulo, no Brasil. A tripulação enfrentou um problema bem antes de o avião chegar ao seu destino, no entanto, porque o reversor - um dispositivo que muda a direção do impulso do motor para ajudar na parada - não

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, está internado no extremo sul da Bahia. O titular da pasta do governo Bolsonaro, que está de férias no estado, passou mal após pousar no aeroporto de Porto Seguro na tarde da sexta-feira (16). De acordo com informações publicadas nas redes

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se existe alguma regra de fonética para o plural de palavras tais como: fogo, poço, jogo... É que eu fui ensinado a pronunciar: fógos, póços, jógos... ao invés de fôgos, pôços, jôgos... (os acentos estão só como indicadores de fonética). É que recentemente tenho ouvido alguns jornalistas pronunciar estas palavras com entoação "ô"...? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.
Não existe oficialmente nenhuma regra fonética em português que dê conta da alternância vocálica entre o singular e o plural de palavras como fogo, poço, jogo, contorno, despojo, esforço, imposto, ovo, tijolo, troço.

As gramáticas e os prontuários incluem estas palavras em listas de vocábulos cuja vogal tónica, no singular, é o o fechado /ô/ mas que no plural se transforma em o aberto /ó/. Há, no entanto, muitos casos em que o singular e o plural mantêm o mesmo o fechado, como por exemplo acordo(s) /ô/, gosto(s) /ô/ ou sopro(s) /ô/ (pode encontrar mais exemplos na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 184). Essas listas são relativamente extensas e difíceis de memorizar, o que pode estar na origem de dúvidas relativas à pronúncia desses termos.

Na sua Moderna Gramática Portuguesa (p. 124), Evanildo Bechara afirma que se tem recorrido à etimologia latina desses termos e ao paralelismo com a língua espanhola para desfazer hesitações de pronúncia, mas que tal não esclarece todas as dúvidas.

No artigo "Histórias de O", Ernesto d'Andrade faz a revisão de vários estudos desta alternância em português e fornece uma análise mais técnica, com base fonológica, deste fenómeno.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa contém indicações de pronúncia, tanto no singular, quanto no plural dessas palavras.




Fui informado que na última edição do Dicionário Aurélio foi incluída a palavra autopeças, que pelo corretor ortográfico deve ser escrita auto peças. Autopeças ou auto peças; qual a forma correta? E sendo correta autopeças, porque também não deveria ser incluída a palavra motopeças, que é o estabelecimento comercial que vende peças para motos?
A palavra autopeça (autopeças é o plural) não tem curso em Portugal. O dicionário Aurélio - Século XXI e, mais recentemente, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registam-na, pois os seus redactores consideraram-na pertinente; o mesmo parece não ter acontecido com motopeça, que não tem igualmente curso em Portugal e parece ser, no Brasil, o nome de uma empresa, não correspondendo a um nome comum.

O corrector ortográfico sugere a separação das duas palavras por não reconhecer a palavra como uma só, colocando a hipótese de ter faltado um espaço na sua digitação.

pub

Palavra do dia

lo·ri·ga lo·ri·ga


(latim lorica, -ae, cota de malha, couraça, parapeito, barreira, trincheira)
nome feminino

1. [Armamento]   [Armamento]  Saio de malha com lâminas de metal, na armadura.

2. [Armamento]   [Armamento]  Couraça.

3. Acto de ajudar. = AMPARO, AUXÍLIO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/porto%20seguro [consultado em 01-08-2021]