PT
BR
Pesquisar
Definições



ponteiras

A forma ponteirasé [feminino plural de ponteiroponteiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ponteiro1ponteiro1
( pon·tei·ro

pon·tei·ro

)
Imagem

Haste que serve para apontar em livros, quadros, etc.


nome masculino

1. Haste que serve para apontar em livros, quadros, etc.Imagem

2. Haste que nos mostradores dos relógios indica as horas e fracções da hora (ex.: ponteiro das horas; ponteiro dos minutos; ponteiro dos segundos).Imagem = AGULHA

3. Haste do mostrador de um aparelho (ex.: ponteiro do conta-rotações; ponteiro do velocímetro). = AGULHA

4. Instrumento de canteiros e escultores para desbastar a pedra.

5. [Música] [Música] Instrumento que serve para ferir as cordas da viola, do saltério, etc.

6. [Música] [Música] Tubo da gaita-de-foles em que se digita a música ou melodia. = CANTADEIRA, PONTEIRA

7. [Brasil] [Brasil] [Informática] [Informática] Ícone que indica o movimento do rato e que é usado para seleccionar comandos ou objectos no ecrã. (Equivalente no português de Portugal: cursor.) = APONTADOR


adjectivoadjetivo

8. [Antigo] [Antigo] Que tem pontaria (ex.: tiros ponteiros). = CERTEIRO

9. Que indica ou aponta.


acertar os ponteiros

Combinar um plano ou uma estratégia a seguir.

etimologiaOrigem etimológica: ponto + -eiro.
ponteiro2ponteiro2
( pon·tei·ro

pon·tei·ro

)


adjectivoadjetivo

1. [Marinha] [Marinha] Que vem pela proa (ex.: vento ponteiro).

2. [Caça] [Caça] Que não obedece às ordens do caçador (ex.: cão ponteiro).


nome masculino

3. [Brasil] [Brasil] Aquele que vai à frente numa competição.

4. [Brasil] [Brasil] [Desporto] [Esporte] Jogador cuja posição é numa das extremidades laterais da linha de avançados ou linha dianteira. = PONTA

5. [Brasil] [Brasil] Peão ou campeiro que vai na ponta ou à frente do gado.

6. [Guiné-Bissau] [Guiné-Bissau] Proprietário de pequeno terreno agrícola (ex.: o conflito surgiu entre os ponteiros e os criadores de gado).

etimologiaOrigem etimológica: ponta + -eiro.
ponteirasponteiras

Auxiliares de tradução

Traduzir "ponteiras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.