PT
BR
Pesquisar
Definições



polegares

A forma polegarespode ser [masculino e feminino plural de polegarpolegar] ou [masculino plural de polegarpolegar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
polegarpolegar
( po·le·gar

po·le·gar

)
Imagem

Dedo mais grosso e curto da mão.


nome masculino

1. Dedo mais grosso e curto da mão.Imagem = DEDO POLEGAR, PÓLEX, PÓLICE

2. Primeiro e mais grosso dedo do pé.Imagem = DEDO POLEGAR, DEDÃO, HÁLUX

3. [Agricultura] [Agricultura] Pequena vara cuja poda deixou só com um, dois ou três olhos.


adjectivo de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros e nome masculino

4. Diz-se do dedo mais grosso da mão ou do pé.

etimologiaOrigem etimológica: latim pollicaris, -e, relativo a dedo polegar.
polegarespolegares

Auxiliares de tradução

Traduzir "polegares" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Gostaria de saber qual a maneira certa de dizer e escrever: é de menor, é menor ou é menor de?
Segundo os dicionários consultados, nomeadamente o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) e o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), a expressão brasileira de menor, usada para fazer referência a um indivíduo que ainda não atingiu a maioridade (ex.: Ele não pode tomar álcool pois é de menor; Nós fomos impedidos de entrar porque somos de menor), é muito frequente na linguagem informal. No entanto, o seu uso deve ser evitado fora desse registo, sendo aconselhada a sua substituição pelo adjectivo menor (ex.: Ele não pode tomar álcool pois é menor; Nós fomos impedidos de entrar porque somos menores) ou pela locução menor de idade (ex.: Ele não pode tomar álcool pois é menor de idade; Nós fomos impedidos de entrar porque somos menores de idade).

O mesmo é válido para a expressão oposta de maior (ex.: Eu posso entrar porque já sou de maior; Vocês são de maior?), que deve ser substituída pelo adjectivo maior (ex.: Eu posso entrar porque já sou maior; Vocês são maiores?) ou pela locução maior de idade (ex.: Eu posso entrar porque já sou maior de idade; Vocês são maiores de idade?).